Preservar por que?

A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.
O ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente. Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas.

domingo, 14 de novembro de 2010

Explicando o tempo - Desertificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades

Por vezes, usa-se a palavra peixe para designar vários animais aquáticos (por exemplo na palavra peixe-mulher para designar o dugongo). Mas a maior parte dos organismos aquáticos muitas vezes designados por "peixe", incluindo as medusas (água-vivas), os moluscos e crustáceos e mesmo mamíferos muito parecidos com os peixes como os golfinhos, não são peixes.

Os peixes encontram-se em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, tanto em água doce como em água salgada, desde a água da praia até às grandes profundezas dos oceanos (ver biologia marinha). Mas há alguns lagos hiper-salinos, como o Grande Lago Salgado, nos Estados Unidos da América do Norte onde não vivem peixes.

Peixes de água salgada.

Os peixes têm uma grande importância para a humanidade e desde tempos imemoriais foram pescados para a sua alimentação. Muitas espécies de peixes são criadas em condições artificiais (ver aquacultura), não só para alimentação humana, mas também para outros fins, como os aquários.

Há algumas espécies perigosas para o Homem, como os peixes-escorpião que têm espinhos venenosos e algumas espécies de tubarão, que podem atacar pessoas nas praias. Muitas espécies de peixes encontram-se ameaçadas de extinção, quer por pesca excessiva, quer por deterioração dos seus habitats.

Alguns peixes ingerem água para recuperar a água perdida pelas brânquias, por osmose, e pela urina. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Umaenguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram uma certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres.

Os peixes urinam, mas nem todos urinam da mesma maneira. Os peixes de água doce precisam eliminar o excesso de água que se acumula em seus corpos. Seus rins produzem muita urina para evitar que os tecidos fiquem saturados. Comparados aos peixes de água doce, os peixes de água salgada, que já perdem água por osmose, produzem muito menos urina.

O ramo da zoologia que estuda os peixes do ponto de vista da sua posição sistemática é a ictiologia. No entanto, os peixes são igualmente estudados no âmbito da ecologia, da biologia pesqueira, da fisiologia e doutros ramos da biologia.

Referências

  1. Hickman, Roberts e Larson. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2004.
  2. Carl E. Bonds, Biology of Fishes, 2nd ed. (Saunders, 1996), pp. 599-605.


CURIOSIDADES SOBRE OS RECÉM-NASCIDOS DE ALGUMAS ESPÉCIES:

O filhote do boi recebe três diferentes nomes: vitelo, novilho ou bezerro.

Um elefante recém-nascido pesa cem quilos.

Os bebês de algumas baleias chegam a mamar quinhentos litros de leite num único dia.

Os filhotes do urso cinzento nascem com meio quilo. Em compensação, no período de um ano, atingem os noventa quilos. O ursinho polar nasce om sete quilos e chega aos 725 na fase adulta.

A girafinha já nasce com altura de jogador de basquete: até dois metros. As girafas não se deitam para dar à luz. Por isso, ao nascer, o nenê despenca de uma altura de dois metros e meio.

Curiosidade

Fleuma lesando a vesícula biliar: quando a vesícula biliar está fraca e sob a influência da umidade, essa síndrome pode se desenvolver. Seus sintomas são vertigens, visão borrada, náuseas, fácil suscetibilidade a sustos, indecisão, pesadelos, vômito com gosto amargo, dor leve ou distensão na área das costelas, língua pálida e inchada com saburra branca pastosa, e pulso instável e escorregadio. As condições ocidentais correspondentes podem incluir desordens emocionais ou psicológicas, hipertensão (especialmente em pessoas acima do peso), e sintomas de menopausa. O tratamento para essa síndrome inclui fórmulas herbáceas que acalmam o espírito e eliminam a fleuma da vesícula biliar, como a decocção de aquecimento da bexiga da bílis (Wen Dan Tang).
Deficiência do yang do rim: o yang do rim é a fonte do fogo metabólico (o calor necessário para a digestão e outras funções corpóreas) para o corpo inteiro. Quando o yang do rim está esgotado, os sintomas são mãos e pés frios, poliúria clara ou retenção de água e edema, urina noturna, palidez, dores lombares e nos joelhos, baixo impulso sexual, apatia e aversão a ambientes frios. Essa condição crônica pode corresponder às condições ocidentais de nefrite, hipotiroidismo, insuficiência adrenal, dor lombar crônica, depressão e disfunção sexual. O tratamento envolve tonificar o "fogo do portal da vida" aplicando o calor do moxabustão em um ponto abaixo da segunda vértebra lombar. A fórmula herbária padrão é a rehmannia oito (Ba Wei Di Huang Wan), que contém ervas que nutrem os rins juntamente com estimulantes metabólicos quentes como casca de canela (rou gui) e aconite (fu zi).

Quando o piercing apresenta problemas

Colocar um piercing é um sonho de consumo de grande parte dos jovens de toda a parte, principalmente aqui no Brasil em que o acessório é uma febre. A aplicação do piercing só é permitido para maiores de 18 anos, em alguns estabelecimentos se permite que seja colocado em maiores de 16, mas sob autorização por escrito dos responsáveis. Mas, o que acontece é que parte das pessoas que aplicam esse acessório passa a apresentar alguns problemas como alergia e queloides, que é um caso especial de cicatriz, que podem acontecer na cicatrização de qualquer lesão, como é o caso das provocadas pela aplicação do piercing, para se ter idéia de 30 a 40% das pessoas acabam apresentando algum tipo de problema com piercing. Quando esses problemas começam a acontecer muita gente não quer mais permanecer com o acessório no corpo, mas veja o que fazer quando seu piercing começar a apresentar problemas.
No caso do aparecimento de queloides, a aplicação de injeções de corticóide costuma ser bastante eficientes, já que a substância faz com que a elevação da pele murche.
Existem pessoas que fazem microcirurgias para retirar o queloide, e a aplicação de gotas de botox faz com que não se forme um novo queloide.
Mas, existem alguns casos em que a pessoa precisa mesmo tirar a jóia do corpo, pois existem organismos que não se acostumam com o piercing e acontece a rejeição, a única saída é retirar o acessório. E nesses casos resta a cicatriz, para disfarçá-la, caso o estrago não seja tão grande você pode usar corretivos que costumam ser bastante eficientes.

Dilma diz que país desenvolvido com preservação ambiental é "missão sagrada"

Dilma toma posse e afirma que "prefere o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaturas"

POSTADO POR MARCUS ALVES EM NOTICIA , DIA 01/01/2011 ÀS 15:24H

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse, no discurso de posse no plenário da Câmara dos Deputados, que o Brasil será um dos campeões mundiais de energia limpa e de crescimento sustentável. E considerou a preservação do meio ambiente como um dos compromissos centrais do governo que se inicia. “Considero uma missão sagrada mostrar ao mundo que é possível um país crescer sem destruir o meio ambiente. O Brasil continuará priorizando a preservação de suas imensas florestas”.

Emocionada e muito aplaudida pela maioria do plenário, Dilma disse que a política externa brasileira estará apoiada na promoção da paz, no respeito ao princípio constitucional de não intervenção, no respeito aos direitos humanos, e engajada na luta contra a fome e a miséria no mundo.

A presidenta pediu ainda a participação de todos nas ações de transformação do país. “É importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de um governo. É resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros. O país do futuro será exatamente do tamanho da participação de todos e de cada um. Dos movimentos sociais, dos que labutam no campo, dos pequenos empreendedores, dos intelectuais, servidores públicos, mulheres, negros, jovens, todos que lutam para superar distintas formas de discriminação”, disse ela.

Dilma ainda afirmou que irá garantir a liberdade de imprensa, de opinião e as liberdades individuais. “Reafirmo o que disse durante a campanha: prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra a censura e a ditadura, somos amantes da mais plena democracia e defesa dos direitos humanos”.

CURIOSIDADES

Na palavra Pernambuco não há repetição de uma única letra.

- A abelha vive em média oito semanas, e nesse período visita de quinze a vinte mil flores.

- Um quilo de mel representa um percurso de 400 mil quilômetros de vôo, ou seja, dez vezes à volta da terra.

- A picada da abelha constitue um recurso medicinal para o tratamento do reumatismo crônico.

- As abelhas rainhas vivem até cinco anos, enquanto as operárias vivem, no máximo, três meses.

- A abelha rainha é também chamada abelha mãe, porque na realidade é a única fecundada.

- Há várias espécies de abelhas, sociais, solitárias e parasitas, mas apenas as sociais produzem mel.

- A abelha africana, muito agressiva, originária da África, foi introduzida no Brasil em 1956.

- A significação etimológica exata da palavra “abismo” é: Aquilo que não tem fundo.

- No Brasil os médicos e parteiras que praticam o aborto, recebem o nome de “fazedores de anjos”.

- O Albatroz, a maior ave marinha, é chamado “o Rei do vôo”, por se constituir na ave de vôo mais perfeito.

- Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto brasileiro, era filho de um mestre de obras português e a mãe uma escrava africana.

- As motocicletas causam dez vezes mais desastres mortais do que outros veículos.

- Somente em 1937 o acordeão (sanfona) foi incluído pela primeira vez numa orquestra sinfônica.

- Um dos primeiros jornais do mundo circulou em Roma no ano de 131 a.C., com o nome de “Acta Diurna”.

- Na Síria, quando o marido praticava o adultério, a esposa traída mandava afoga-lo.

- Acuômetro é um aparelho destinado a medir a sensibilidade do ouvido.

- O primeiro aeroclube no Brasil foi criado em 1911.

- A fórmula exata da água (H2O) foi determinada por Caliste e Nicholon no ano de 1800.

- A águia é uma das aves de vida mais longa, atingindo em média 100 anos de idade.

- O alfabeto italiano tem somente 20 letras.

- Alfaraz é um pequeno cavalo árabe, ágil e adestrado para a guerra.

- O alfinete, como hoje conhecemos, surgiu na França no início do século XV.

- O bicho da seda é originário do continente asiático e é alimentado por folhas de amoreira.

- A coca-cola, refrigerante mundialmente conhecido, surgiu na cidade de Atlanta (USA) no ano de 1866.

- Ada Rogato é campeã brasileira de para-quedismo, tendo como marca, 105 saltos e cerca de 5000 horas de vôo.

- À parte da testa do ser humano que fica entre as duas sobrancelhas é chamada de glabela.

- “DZETA” é a sexta letra do alfabeto grego, que corresponde ao “Z” do nosso alfabeto.

- O Hino Nacional Brasileiro foi adotado oficialmente no ano de 1922.

- Joana D’arc, heroína francesa queimada viva em 1431, também era conhecida por “a Donzela de Orleans”.

- O “Palácio dos bandeirantes”, sede do governo paulista, foi inaugurado no ano de 1965.

- John F. Kennedy foi o primeiro presidente católico eleito nos Estados Unidos.

- Em 1931, para construir a estátua e os acessos ao cristo redentor, no morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), foram derrubadas cerca de 4.000 árvores.

- Altamira, cidade do interior do estado do Pará (Brasil), é o maior município do mundo, ocupando uma área de 165.445 kilometros quadrados.

- O primeiro metrô do mundo foi construído na cidade de Londres (Inglaterra) e sua inauguração aconteceu em 1863, e hoje tem uma extensão de 392 kilometros.

- O maior metrô do mundo em extensão, é o de Paris (França), com 567 kilometros e o início de sua operação aconteceu em 1900.

- Um piscado de olhos dura, precisamente, um décimo de segundo, pelos cálculos feitos por oftalmologistas Norte-Americanos.

- Segundo os historiadores, foi Ferecides de Siros, falecido por volta de 543 a.C., o primeiro filósofo grego que ensinou a imortalidade da alma.

- Principal sistema montanhoso da Europa, a Cordilheira dos Alpes, atravessa, com uma altitude média de 3.000 metros, a Itália, França, Alemanha, Áustria e Suíça.

- O primeiro recorde de altitude foi realizado em agosto de 1909, pelo aviador Lathan, atingindo 155 metros de altura.

- O alto falante foi inventado pelo Norte-Americano Rice Qellog, no ano de 1924, baseando-se no princípio do telefone.

- O alumínio, metal branco e leve, que grande utilidade industrial, foi obtido pela primeira vez em 1827 pelo alemão Friedriech Wohler.

- A palavra ametista (nome de pedra semipreciosa de cor violeta) vem do grego amethystos, que siguinifica não embriagado.

- Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), foi a primeira enfermeira voluntária do Brasil e foi também, a precursora da Cruz Vermelha Brasileira.

- A palavra aniversário vem do Latim “anniversariu”, que siguinifica “aquilo que volta todos os anos”.

- A anta é o maior animal de caça da fauna Brasileira, atingindo dois metros de comprimento e um metro de altura.

- O arco do triunfo foi erguido na Praça das Estrelas, em Paris (França), por determinação de Napoleão I, em 1806, como comemorações que suas brilhantes vitórias.

- Os ingleses Lord Rayleigh e Willian Ramsay, foram, em 1894, os descobridores do argônio (elemento gasoso incolor e inodoro).

- O primeiro arranha-céu construído no mundo, chamou-se “Home Insurance Building” em Chicago (USA) entre 1881 a 1885.

- Uma das mais pitorescas associações de que se têm notícias, foi uma Associação de Envenenadores, que existiu em Paris (França), entre 1670 e 1680.

- Em 04 de Fevereiro de 1957, deu-se o lançamento do primeiro satélite artificial da terra, o “Spotinik”, pesando 83,6 kg, pela URSS.

- O maior auditório do mundo é o “Convention Hall” em Atlantic City (USA) que tem a capacidade para 40.000 pessoas.

- São conhecidas cerca de 8.700 espécies de aves, que o ocorrem no mundo inteiro, com exceção de regiões desérticas, extremamente quentes ou frias.

- Louis Bleriot, aviador e engenheiro francês, foi o primeiro homem a sobrevoar o canal da Mancha, no ano de 1909.

- “B” segunda letra do alfabeto português é, em química, o símbolo do metalóide “Boro” e em física de “Bária”, primeira unidade legal de pressão.

- O general Inglês Robert Baden Powell, fundou em 1908, a organização, logo internacional, dos Boy-Scouts (escoteiros).

- A Bahia de todos os Santos, localizada em Salvador capital da Bahia, com cerca de 1052 kilometros quadrados de superfície, é a maior do Brasil e foi descoberta em 1501, por Américo Vespúcio.

- No Brasil, o primeiro balé, dirigido por Lacombe, foi apresentado no “Real Teatro de São João”, no Rio de Janeiro, em 1813.

- A pesca da baleia foi introduzida no Brasil no século XVII, pelo basco Pedro de Urecha, no governo de Pedro Botelho.

- Em algumas ilhas orientais, o bambu é medida linear de peso e também de capacidade.

- Fundado originalmente pelo príncipe regente Dom João VI, em doze de Outubro de 1808, o banco do Brasil S/A, foi o quarto banco de emissão em todo o mundo.

- A baquelite, primeira resina sintética largamente comercializada, obtida por condensação de um fenol com o aldeído fórmico, é isolante e não atacável pelos ácidos.

- Os ovos das baratas são incluídos em ootecas; Podem ser postos ou carregados na extremidade do abdome da fêmea, até a eclosão dos jovens.

- A maior barba do mundo, foi do Norueguês Hans N. Lanoseteh, que em 1912, depois de 36 anos sem cortar um único fio, apresentava nos fios maiores 3.50m de comprimento.


Fonte:
http://www.abcdacuriosidade.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/8/index_int_6.html

O NATAL NO MUNDO

Estados Unidos
Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (cançoes de Natal), mostrando o espírito de confraternizaçao. As crianças penduram meias na lareira e na manha do dia 25 de dezembro abrem os presentes tao sonhados. O prato típico americano é o peru recheado, acompanhado de frutas tropicais.
Japao
O Natal no Japao é cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus numa manjedoura, porque é quando travam contato com a idéia de "berço" já que os bebes japoneses nao dormem neles.
Índia
Os cristaos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga, Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila sao acesas com óleo e servem também para decorar a casa.
China
As casas sao enfeitadas com lanternas e árvores de Natal, com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. Já que a maioria dos chineses nao é crista, a maior celebraçao do inverno é o Ano Novo Chines, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e sao servidos pratos especiais.
Itália
A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os tres Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e entao eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coraçao, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que a Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.
Suécia
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de Sao Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos que Sao Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.
Belém
Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da regiao, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradiçao, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pao preto acompanhado de vinho.

Curioside científica

Quimeras humanas - embriões humanos

"A medicina considera as quimeras como pessoas constituídas por dois tipos de células geneticamente diferentes. As quimeras humanas foram descobertas inicialmente graças à fenotipagem sanguínea, pois algumas pessoas possuíam dois tipos de sangue diferente. Muitas delas eram quimeras sanguíneas, gémeos não idênticos que partilharam um fornecimento de sangue no útero. Quando não aplicado a gémeos, pensa-se que as células sanguíneas provinham de um gémeo que pereceu durante a gestação. Embriões gémeos partilham frequentemente sangue na placenta, permitindo a troca de stem cells sanguíneas e sua introdução na medula óssea do gémeo receptor. Cerca de 8 % dos gémeos não idênticos são quimeras.
Muitas mais pessoas são microquimeras, pois possuem algumas células sanguíneas estranhas, quer recebidas por via placentária quer por transfusão. Sabendo que mais gémeos equivalem a um maior número de quimeras, ao implantar vários embriões no útero para um maior sucesso reprodutivo na fertilização in vitro estar-se-á a contribuir para o aumento do número de quimeras humanas.


São particularmente relevantes em medicina forense: genoma dos cabelos e da saliva poderá ser diferente do sémen. Para analisar o ADN teremos de o extrair, e o método de preparação da amostra será diferente consoante o seu tipo. "Após a extracção do ADN, este poderá ser analisado por DNA fingerprinting." (Autor: M. Lima, S., Lisboa, Portugal)

Fonte: http://acesp.blogspot.com/2006/02/clonagem-de-embries-para-fins.html

Curiosidade sobre o índio: Hábitos “Estranhos

Os homens usavam o cabelo curto na testa e longo na nuca, nas orelhas e nas fontes. As mulheres o deixavam crescer até a cintura e o prendiam quando trabalhavam. Homens e mulheres tatuavam o corpo, que pintavam (com jenipapo e urucum) e untavam (com óleos). Furar o lábio inferior para colocar objetos de pedra, osso ou madeira era um símbolo de masculinidade. Os homens usavam colares de búzios, de ossos de animais e dentes de inimigos e enfeitavam-se com penas de aves. As mulheres usavam enfeites no pescoço, nos braços e nas orelhas. Homens e mulheres raspavam os pêlos do corpo – barba, sobrancelha, pêlos pubianos, etc..

A tranqüilidade relativa com que os brasis aceitavam a homossexualidade masculina e feminina escandalizou os lusitanos. Para os europeus, era também motivo de espanto que os tupinambás assumissem tendencialmente papéis sociais segundo suas inclinações sexuais profundas. Algumas mulheres tupinambás comportavam-se como aldeões e eram tratadas como tal. Vivam com suas esposas nas residências coletivas, participavam das discussões masculinas, iam à guerra, etc..

www.altavista.com.br


Preservar e Conservar

A melhor forma de conscientizar a população é através da escola, pois os jovens de hoje serão os adultos de amanhã. A educação ambiental, portanto, trabalhada de maneira correta nas escolas e com a noção de que não deva ficar restrita apenas ao ambiente escolar, poderá contribuir em muita para recuperar e preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população. Os objetivos da educação ambiental são: desenvolver na população uma consciência preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenham conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a preservação de novos.
Podemos então concluir que preservar o meio ambiente é mais que uma lição de cidadania e justiça, é também uma lição de inteligência, pois se não preservarmos os recursos naturais no presente, não os teremos no futuro.

Gustavo Lopes da Silva Freitas

FUMO

EFEITOS SOBRE O ORGANISMO HUMANO:
Assim como devasta a vontade e a lucidez, o cigarro ataca e destrui o organismo, criando doenças, provocando disfunções.
Para se ter uma idéia do alguns dados estatísticos:
• O fumo faz, anualmente, cinco vezes mais vítimas do que que todos os acidentes de tráfego do mundo.
• Por causa do fumo, ainda morrem , por ano, mais americanos do que morreram na I Grande Guerra, na Guerra do Vietnâ e da Coréia, combinadas e quase tantos quantos morreram II Guerra Mundial.

Sistema Respiratório
Bronquite, Enfisema. Câncer pulmonar, Angina de peito, Laringite, Tosse, Tuberculose, traqueíte, rouquidão.

Sistema Digestivo
Diminui a secreção gástrica, diminui o apetite e dificulta a digestão; úlcera gastroduodenal; quilite (inflamação dos lábios); sialorréia (salivação abundante), hepatite, aumento do ácido úrico, provocando a chamada Gota.

Sistema Circulatório
Arteriosclerose (20 cigarros ou mais por dia), varizes, flebite; isquemia; úlceras varicosas, palpitação, "Mal de Buerger" (trombose), aceleração de doenças coronárias e cardiovasculares.

SISTEMA NERVOSO
Uremia; "Mal de Parkinson"; vertigens; náuseas; dores de cabeça; nervosismo; opressão.

TABAGISMO: CONSEQUÊNCIAS
Assim como acontece na falta de bebidas alcoólicas, a falta do fumo para o viciado gera ansiedade, angústia. Desencadeia crises, convulsões e espasmos. É a dependência: mental, psíquica e física.

EFEITOS SOBRE NÃO FUMANTES
Segundo publicação da "Folha de São Paulo", de 12/ Maio/90 cerca de 3.800 norte-americanos morrem anualmente de câncer de pulmão, provocado pela fumaça de cigarros, apesar de não fumantes. "Este é o resultado de estudo divulgado esta semana pela E. P.A, o departamento de proteção ao meio ambiente dos EUA," diz o Jornal.